segunda-feira, 14 de março de 2011

Como estimular a criança a praticar exercícios?

Em tempos de sedentarismo não é todo pai que consegue estimular a criança a praticar alguma atividade física. Ainda mais que o ser humano segue modelo de imitação e o se os pais não fazem nada porque os filhos haverão de fazer? Sem contar que nos dias de hoje, brincadeiras que exigem esforço físico como pique esconde ou queimada não existem mais. O ideal é fazer atividades com duração mínima de 60 minutos, de três a cinco vezes por semana. 

Então comece! Não diga a palavra exercício. O que importa é a integração através da atividade, e não, o treinamento em si. O fator lúdico deve prevalecer sobre o competitivo na prática de atividade física para crianças e adolescentes.

Também é importante ressaltar outras ofertas de atividades que possa contemplar os interesses da criança e desenvolver suas habilidades motoras como um todo. 

Satisfação e prazer acima de tudo. Seja correndo, andando, jogando bola, a criança deve ser acompanhada pelos pais. Afinal de contas, a referência de exemplo é uma das garantias da operação motivação ser bem-sucedida.



Abraços,


Adaptado por Pedro Solozabal