terça-feira, 15 de março de 2011

Tipos de Treinamento na Musculação

Ao contrário de outras modalidades esportivas, a Musculação dispõe de vários tipos de treinamento que abrangem os mais diferentes resultados. Entender o objetivo de cada treino e a disponibilidade de tempo para sua execução é fundamental para atingir sua meta, lembrando que cada pessoa reage de maneira singular ao esforço produzido durante a atividade física.

Entre os tipos de treinamentos mais comuns estão:

- Hipertrofia

Treinamento voltado para o ganho de volume e tamanho dos músculos. Cada pessoa possui uma resposta individual a esse treinamento que é realizado de maneira lenta visando estimular ao máximo o músculo, de forma a aumentar os ganhos musculares através da ação da hipertrofia.

O treinamento de Hipertrofia é realizado medindo-se a carga usual que o praticante utiliza (variável de pessoa para pessoa) e a partir deste peso, estima-se uma porcentagem (que pode ser de até 85%) para a realização das repetições.

- Força

É uma sessão de treinos realizada com um número alto de carga e poucas repetições, geralmente feitascom alto grau de coordenação e eficiência. Neste caso, tenta-se extrair o máximo do praticante desenvolvendo assim maior resistência a cargas maiores. É importante

No treinamento de força a carga utilizada pelo praticamente supera os 90% do valor total suportado. Com isso estimula-se intensamente a musculatura durante a repetição, porém com baixo número de repetições, evitando lesões.

- Potência

O treinamento de potência tem como objetivo utilizar a combinação de força e a velocidade para se extrair o máximo do músculo. Sua execução é rápida e sua concentração pode estar direcionada para a velocidade de execução da série ou para a força exigida pela carga utilizada. Em ambos os métodos o movimento realizado dará a dimensão da potência empregada no exercício.

As séries nos treinos de potência geralmente são inferiores a 10 repetições, porém trabalha-se com alta carga, variando entre várias repetições ou apenas uma (no caso do levantamento de peso).

- Resistência

Entende-se como Treino de Resistência a capacidade do indivíduo em manter pelo maior tempo possível a atividade contrátil do músculo. É uma série que tem como função levar o músculo até seu estado de fadiga. 

Para isso o praticante necessita manter a força isométrica (parada) ou dinâmica (em movimento) durante a atividade. São séries mais longas e com cargas mais baixas sempre em velocidade moderada de execução.


Abraços,