quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Problema pode ser a Retenção de Líquido

É mulherada... hehehe... não há nada mais desagradável do que vestir uma roupa, que geralmente é mais confortável e se sentir inchada, apertada, incomodada. Já pensou se fosse um biquíni? Já pensou se você malhasse ou fizesse algum outro esporte e ao seu ver se alimentasse bem e ainda sentisse assim?



Então o seu problema pode ser retenção de líquido!!!

A retenção de líquido é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células. Quando esse líquido não é eliminado através da urina (cerca de 92% da água que eliminamos do corpo é pela urina), causa inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Esse acúmulo de líquidos pode fazer com que a pessoa adquira de 1 a 2kg no dia.

É mais comum entre as mulheres, principalmente nos períodos pré-menstrual e menstrual, devido a alterações metabólicas e hormonais que favorecem a retenção de líquidos. Quando essa é a causa, não há com o que se preocupar, pois o inchaço diminui assim que termina a menstruação.

Outros fatores podem causar a retenção de líquido, como problema renal, cardíaco, vascular, alterações na tireóide, aí nesse caso é essencial fazer o tratamento adequado para resolver o problema. Procure um médico para que ele faça uma requisição de exames que podem dar o diagnóstico.

Fatores estes, que estão relacionados geralmente com excesso de peso, falta de atividade física, má alimentação e dificuldade de retorno venoso. 

Veja a seguir algumas dicas:

- Beba bastante água, cerca de dois litros por dia, isso vai estimular o trabalho dos rins e você vai urinar mais e também vai melhorar a circulação;

- Diminua o consumo de alimentos ricos em sódio, como os industrializados, embutidos, enlatados, conservas, refrigerantes. Para melhor resultado da alimentação, consulte com um nutricionista!

- Evite usar roupas muito apertadas. Isso, aqui no Brasil, é complicado né mulherada? =D Pensem bem e procurem boas alternativas. Usem a imaginação e o bom senso!

- Faça drenagem linfática! A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo. É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.

#FicaaDica

Grande Abraço a Todas Vocês.

Pedro Solozabal